A lentidão do computador tem bom remédio: saiba como a resolver

A lentidão do computador tem bom remédio: saiba como a resolver

Se o computador é lento, respirar fundo e tentar ter paciência não é solução. Pode ser difícil perceber onde está a causa da lentidão, mas há várias ações que pode fazer e componentes que pode substituir para tentar resolver esta questão.

Vamos tentar acelerar a sua máquina? Aqui estão 6 problemas e como os pode resolver. Alguns têm soluções fáceis, outros nem tanto, mas uma coisa é certa: não estará sozinho a tentar solucioná-los!

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap]​​ Lentidão geral, mas ocasional

Este primeiro problema poderia ser o último a ser referido neste artigo, uma vez que poderá querer tentar as outras opções mencionadas antes de assumir que o problema é este. No entanto, a solução para este problema é algo que deve ter desde início.

Quando um equipamento é lento no geral, sem motivo nenhum aparente, embora suceda em frequência suficiente para o deixar preocupado, pode ser causada por um vírus ou malware de algum tipo.

Assim, o seu computador deve ter sempre um antivírus. Deverá ser a sua principal preocupação ainda antes de o começar a usar.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Computador é lento ao iniciar

Pronto para iniciar o seu dia de trabalho? A primeira coisa a fazer é ligar o computador e preparar-se para um dia bastante produtivo. Infelizmente, o seu PC tem outros planos e leva o seu tempo a arrancar. Esta lentidão é a mais fácil de resolver, apenas exige algumas pequenas alterações na configuração.​

A lentidão do computador tem bom remédio: saiba como a resolver

Desative os programas que se iniciam automaticamente no arranque: há vários que estão a utilizar desnecessariamente recursos do seu equipamento e podem esperar até que precise deles — o que até pode não ser assim tão frequente.

As atualizações de software são importantes, mas também podem esperar até não estar a usar o seu computador. Certifique-se de que as atualizações automáticas​ estão configuradas para serem executadas​ numa altura indicada para si ou desative o automatismo e atualize no final do dia. Confirme, também, de que o PC não se desliga — ou fica sem bateria — a meio das atualizações.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap]​ ​Lentidão com várias tabs abertas

O mundo digital é infinito. Seja porque temos muitos assuntos a resolver ou achámo-nos os mestres do multitasking, abrimos vários separadores do browser — às vezes sem saber bem para quê, mas achamos que vamos precisar deles eventualmente.

O problema é que os tabs são consumidores de memória do PC. Se dá por si à espera enquanto os segundos passam quando quer alternar de uma tab para outra, é porque a sua RAM já não é suficiente.

Atualizar a RAM do seu sistema é um processo fácil​ para PCs desktop. Também é possível em alguns portáteis, embora não tão facilmente. Verá uma melhora imediata na velocidade de computação ao atualizar a RAM. Antes de a comprar, no entanto, verifique se há espaço para o novo componente no seu equipamento. Peça ajuda a um técnico RP em caso de dúvida.​

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap]​ Os jogos de PC são lentos

Qualquer gamer perderá a paciência quando confrontado com este tipo de lentidão. Nada estraga um jogo como este ser lento.​ Estar a jogar num PC lento é ter sempre derrota assegurada. Como pode vencer se sempre que descobre o inimigo, o seu equipamento o trai e encrava?

O problema poderá estar na placa de vídeo, que não é tão poderosa como precisa. Substituir por uma que o seja não é complicado. Verifique as exigências de energia e o tipo de slot da placa de vídeo que o seu sistema possui antes de adquirir uma nova. Se não se ​sentir confortável com a substituição de componentes,​ pode sempre dirigir-se a uma loja RP e encontrará técnicos qualificados para o ajudar.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap]​ Lentidão causada por uso intensivo

Quando usa uma ferramenta de texto, não está propriamente a exigir muito do seu computador. Por outro lado, ​se está a tentar editar um vídeo que poderia ser um filme, está a levar o seu equipamento ao limite. E saberá que o terá ultrapassado quando começar a ficar lento e a encravar, tornando a tarefa impossível. É sinal de que precisa de uma unidade de processamento mais potente.

A substituição do CPU exige um utilizador experiente, pelo que não tente fazê-lo a não ser que seja entendido do assunto. No entanto, neste caso muito provavelmente será necessário adquirir um computador novo capaz de corresponder às suas necessidades.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap]​ Lentidão na transferência de dados

Os discos rígidos não são todos iguais. Mesmo entre os SSD (atualmente já poucos equipamentos incorporam um HDD), alguns têm uma performance muito mais rápida do que outros.

Assim, se o seu computador leva o seu tempo a transferir ficheiros, a solução é atualizar o disco rígido para um com maior velocidade de leitura / gravação.

[sc name=”assina”]