8 truques do WhatsApp que provavelmente não conhecia

Quando usa uma aplicação todos os dias é fácil perder os novos recursos que são adicionados. Sempre que recebe uma notificação de atualização, atualiza a app e continua a usá-la como sempre fez. No entanto, a maioria das atualizações do WhatsApp inclui vários novos recursos que provavelmente não conhecia.

Para obter essas funcionalidades adicionais, como a nova vídeochamada em grupo ou chat para manter a conversa em dia, irá precisar da versão mais recente do WhatsApp. Vamos conhecer todas os truques que pode fazer nesta aplicação.

 

Funcionalidades interessantes no Whatsapp

Comunicar por mensagens de texto pertence ao passado. As aplicações de conversações em tempo-real tornaram-se na verdadeira tendência no mundo das telecomunicações, e a aplicação Whatsapp não é exceção.

Mas sabia que pode personalizar o texto nas mensagens que envia, ou até partilhar a sua localização exata em tempo-real com outras pessoas? Estas são apenas algumas das atualizações da aplicação que provavelmente lhe passaram ao lado. Vamos conhecê-las!

Vídeo em grupo e chamadas de voz

As chamadas de voz e vídeochamadas do WhatsApp são totalmente gratuitas. Agora, elas já não estão restritas a conversas individuais, graças ao novo recurso de vídeo da app. As chamadas em grupo do WhatsApp, para voz e vídeo, permitem que converse com até três outras pessoas ao mesmo tempo — tornando as suas chamadas mais divertidas.

Para iniciar uma chamada de grupo, primeiro precisa de ligar para um dos seus contactos. Assim que a chamada estiver ligada, toque no pequeno ícone do utilizador, no canto superior direito do chat, para adicionar outro participante. Não pode adicionar dois participantes ao mesmo tempo, por isso adicione-os um de cada vez. Boas chamadas!

Pôr a conversa em dia nos chats de grupo

Em qualquer conversa de grupo pode, por vezes, reinar o caos. Mensagens que se perdem e informações importantes que desaparecem em questões de minutos quando os temas dão que falar e toda a gente quer ter algo a dizer numa conversa de grupo.

Assim, o WhatsApp lançou recentemente uma série de melhorias para chats em grupo que o vão ajudar a acompanhar melhor as conversas e os tópicos que têm relação direta consigo, para que não perca pitada do que foi dito.

O Catch-up é um novo botão (@) que aparece no canto inferior direito do chat. Sempre que foi mencionado por alguém, ou se alguém o citou enquanto estava fora, é possível colocar em dia algo que pode ter perdido quando não estava online.

A Proteção contra readição também o ajuda a distanciar-se de conversas que não lhe interessam. Se abandonar uma conversa de grupo, o administrador não pode simplesmente adicioná-lo de volta imediatamente como antes acontecia.

Para grupos mais formais, há um campo de Descrição rápida onde os administradores podem definir regras básicas ou declarar a finalidade do grupo. Para além disso, passa a haver uma Pesquisa de participante: um campo de pesquisa simples para encontrar qualquer pessoa dentro de um chat.

Apagar mensagens não enviadas

Quem nunca desejou retirar algo que foi enviado por engano? O WhatsApp está finalmente a permitir evitar situações embaraçosas, através da eliminação de mensagens em qualquer chat.

Se quiser eliminar uma mensagem acidental, mantenha uma mensagem pressionada para selecioná-la.
 Na barra de opções que aparece, toque no ícone do lixo. 
Escolha se deseja excluir apenas para si ou para todos.

Assim como a opção “cancelar o envio” do Gmail, esse recurso tem restrição de tempo. Não está claro quanto tempo pode levar a excluir a mensagem, mas definitivamente não pode excluir mensagens de texto do dia anterior. Portanto, quanto mais cedo a excluir, melhor.

Partilhe a sua localização em tempo real

“Onde estás?” é provavelmente a frase mais digitada na história das mensagens de texto. Para evitar essa troca constante, o WhatsApp agora permite que compartilhar a sua localização em tempo real com outra pessoa.

Para o fazer, abra qualquer chat e toque no ícone de anexo.
 Toque em Localização e escolha partilhar a localização.
 Escolha partilhar por 15 minutos, uma hora ou oito horas.
É super fácil e torna tudo muito mais conveniente para quem está à sua espera.


Autenticação de dois fatores


Proteger os seus dados pessoais na Internet é cada vez mais importante. A autenticação de dois fatores (2FA) é um requisito de segurança obrigatório. Para garantir que outra pessoa não possa hackear a sua conta do WhatsApp, ative o 2FA imediatamente.

Para ativar a autenticação de dois fatores, vá a Configurações > Conta > Verificação em duas etapas e siga as instruções. Será solicitado a adicionar uma senha de seis dígitos, bem como seu endereço de e-mail.

Da próxima vez que registar o seu número de telefone no WhatsApp, terá que digitar essa senha ou usar o endereço de e-mail listado para obter acesso à sua conta.

Faça com que a senha seja de fácil memorização para si, mas não cometa o erro de incluir uma senha que inclua parte do seu número de telemóvel real. Por exemplo, não use os últimos seis dígitos do seu número de telefone como senha ou a data do seu aniversário, pois terá mais probabilidades de a senha ser descoberta.

Pesquise e compartilhe GIFs

Sabia que pode pesquisar e adicionar GIFs como reações nas suas conversas entre amigos ou família? Para o fazer, siga os seguintes passos: Toque no ícone de emoji e verá duas opções no painel. O primeiro tem um emoji, como sempre teve, enquanto o segundo permite pesquisar o Giphy, um grande repositório de GIFs de reação.

Para utilizar os GIFS não precisa de sair da janela da conversa, pois a pesquisa acontece dentro da app. No entanto, este recurso não funciona quando não tiver uma conexão ativa com a Internet, pois os GIFs estão num banco de dados online.

Envie mensagens offline no iPhone


Por muito tempo, os utilizadores do Android desfrutaram de um recurso que os utilizadores do iPhone não tinham: mensagens offline. Se um utilizador Android não tivesse uma conexão ativa com a Internet, ele ainda poderia responder às mensagens, que seriam enviadas sempre que se reconectasse.

Em 2017, a empresa adicionou essa funcionalidade para iPhones, para que possa digitar e enviar essas mensagens offline. Eles ficam no seu telefone até que recupere a conexão com a Internet, e aí elas são enviadas automaticamente.

Envie texto em negrito, itálico e riscado

Já faz algum tempo desde que o WhatsApp adicionou a formatação de texto básica, mas poucas pessoas sabem como usá-la. Felizmente, é surpreendentemente simples.

Coloque o texto em negrito adicionando asteriscos: adicione um asterisco (*) antes da primeira letra e após a última letra, para fazer com que tudo entre eles apareça em negrito.

Coloque o texto em itálico adicionando sublinhados: adicione um sublinhado (_) antes da primeira letra e após a última letra, para fazer com que tudo entre eles apareça em itálico.

Adicione um risco ao texto adicionando um til (~) antes da primeira letra e depois da última letra, para fazer com que tudo entre eles apareça riscado.

 

Conhecia estas funcionalidades? Dê vida às suas conversas de Whatsapp com estes simples truques para animar qualquer conversa individual ou de grupo.

[sc name=”assina”]