7 truques Android para usufruir ao máximo do seu smartphone

7 truques Android para usufruir ao máximo do seu smartphone

Tenha a certeza de que está a retirar todo o proveito possível do seu smartphone com estes truques Android que temos para si. Aproveite todas as vantagens do sistema operacional da Google.

Será que conhece todas as funcionalidades do seu smartphone Android? Todas são pensadas no sentido de serem úteis para os consumidores, mas no meio de tantos recursos pode ainda não se ter apercebido de algumas possibilidades. Conheça estas 7 formas de usar o sistema operacional da Google.

 

7 truques Android que vai querer conhecer

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Atualizar sempre que possível

O seu smartphone Android notifica-o sempre que há uma atualização do sistema operativo disponível. As atualizações demoram algum tempo, durante o qual o seu telemóvel fica inutilizável. É compreensível que nem sempre possa fazê-lo no preciso mesmo em que é notificado, mas deve atualizar o sistema assim que possível.

A cada nova atualização é-lhe dada uma nova camada de segurança contra malware e vírus, bem como novos e muito interessantes recursos. Em alguns casos, até há alterações da interface, tornando-o ainda mais user-friendly.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Usar o ‘Modo de economia de energia’

Para quê desperdiçar bateria? Use o ‘Modo de economia de energia’ quando vir que ainda irá demorar até conseguir ligar o carregador — este modo até se desliga automaticamente quando o fizer.

Pode ativar o recurso ‘Bateria adaptativa’, que prolonga a vida útil da mesma com base nos seus padrões de uso. Também pode programar o ‘Modo de economia de energia’ para que se ative automaticamente com base no seu uso ou quando atinge uma determinada percentagem de carga.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Instalar antivírus

Os smartphones, tal como os computadores, não são imunes a ataques de malware. Apesar de o Google incorporar várias formas de proteger o seu equipamento, nunca é má ideia instalar uma aplicação de antivírus no seu Android.

O antivírus irá garantir que não instala aplicações nocivas no seu telemóvel e executa verificações regulares de malware. Também podem ser capazes de evitar que, em caso de roubo, troquem o cartão SIM do seu telemóvel para obter acesso. Alguns também incluem proteção VPN.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Usar o botão de desbloquear para abrir a câmara

Sabe quando precisa de abrir a câmara o mais rápido possível para captar uma imagem antes que o momento passe? A maioria dos Android permite que toque duas vezes no botão liga / desliga (o mesmo que usa para desbloquear) para ligar a câmara. Também pode usar as teclas de volume para tirar a foto ou mantê-las pressionadas para iniciar uma gravação de vídeo.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Fixar o ecrã

Se quer passar o seu telemóvel a outra pessoa, mas não quer correr o risco de que esta aceda a outras aplicações use a fixação de ecrã. Este é um dos truques de Android que ainda não se popularizou.

Em ‘Definições’ selecione ‘Segurança’ e depois ‘Afixação no ecrã’, ative essa opção. Na interface multitasking (aquela que aparece quando clica no botão ‘Vista geral’ e lhe permite ver todas as apps que estão abertas) deverá aparecer dois pontos verticais ou algo semelhante por cima da aplicação minimizada. Quando clicar deverá aparecer a opção ‘Afixar’. Assim, pode mover-se à vontade na aplicação aberta, mas não pode sair da mesma, nem para ir para a homepage.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Ativar ‘Localizar o Meu Telemóvel’

Caso perca o seu smartphone ou este seja roubado, o recurso ‘Localizar o Meu Telemóvel’ poderá fazer toda a diferença, mesmo que este esteja offline — pelo que também deve ter a opção ‘Encontrar offline‘ ativada.

Para além disso, pode aceder ao recurso ‘Localizar o meu dispositivo’ no Google para o localizar, mas também para desativar o seu dispositivo ou fazer com que este reproduza um som.

[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Usar as opções de desenvolvedor

Para quem percebe de tecnologia e de smartphones, ativar as opções de desenvolver abre as portas a novos recursos que de outra forma não teria acesso.

Para as ativar terá de ir a ‘Definições’ > ‘Acerca do telefone’ > ‘Informação de software‘ e deve clicar no número da versão no seu dispositivo (pode estar denominado como ‘N.º de compilação’) sete ou oito vezes até que o telemóvel o notifique de que para ativar as opções de desenvolver tem de inserir o seu código de desbloqueio — se tiver um.

[sc name=”assina”]