Principiantes na cozinha
-

5 receitas para os principiantes na cozinha

Principiantes na cozinha

Receitas fáceis e rápidas de se fazer são sempre bem-vindas, principalmente para os principiantes na cozinha. Não tem de complicar para conseguir refeições deliciosas. Temos 5 sugestões para si.

Uma das pesquisas mais comuns na Internet referentes à culinária é “receitas fáceis e rápidas”, ou algo dentro deste género.

De facto, nesta altura de quarentena, em que temos de estar mais por casa, quem não estava habituado a cozinhar pode ver-se a braços com a necessidade de o fazer. Há vários benefícios acerca de cozinhar em casa, mas pode ser uma tarefa que assusta os principiantes na cozinha.

Se é o seu caso, temos 5 receitas para si: uma sopa, para começar de forma saudável e aconchegante; um prato principal de peixe, outro de carne e um vegetariano, para agradar a todas as bocas; e ainda uma receita de panquecas, para terminar em grande.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Sopa de abóbora

Os principiantes devem sempre começar por aprender a fazer sopa. Esse prato pode ser um excelente início de refeição para abrir o apetite ou servir como prato único para uma refeição mais ligeira. Uma sopa rica de abóbora é fácil e rápida de fazer, com todos os nutrientes que precisa. Esta receita é vegetariana e serve 6 ou 7 pessoas.

Ingredientes:
1 talo de aipo
1 cebola
1 nabo
2 dente de alho
500gr de abóbora
1 litro de água
1 c. sopa sal
1 c. sopa azeite
1 alho-francês
q.b. raiz de gengibre
½ c. de café de noz-moscada moída

Modo de preparação: Coloque ao lume uma panela com o aipo cortado em lâminas, a cebola em gomos, o dente de alho cortado em dois, o nabo e a abóbora em cubos pequenos, a água e o sal. Tape e quando levantar fervura deixe cozer cerca de 30 minutos ou até a abóbora estar tenra. Entretanto, ponha ao lume outra panela com o azeite e refogue o alho-francês em rodelas. Junte um pedaço de raiz de gengibre ralada. Misture tudo, incluindo a noz-moscada. Deixe ferver mais uns minutos e retire do lume. Triture com a varinha mágica.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Espetada de frango (com legumes e salsicha)

Simples e muito saborosa, esta espetada pode ser apreciada em qualquer altura. Até os principiantes se vão aperceber de que o nível de dificuldade desta receita é baixo. Com os grelhadores atuais nem terá de se preocupar com o fumo dentro de casa! Esta receita é indicada para 4 pessoas.

Ingredientes:
3 peito de frango
2 c. de sopa azeite
2 dentes de alho
1 c. de sopa sal
q.b. caril em pó
q.b. coentros (idealmente frescos)
4 salsicha picante para churrasco
2 courgette pequena e fina
2 tomate-chucha pequeno
1 lima

Modo de preparação: Corte o peito de frango em cubos grandes e uniformes. Prepare uma marinada com o azeite, o alho picado, o sal, o caril em pó e os coentros picados e envolva os cubos de frango neste preparado. Corte as salsichas em pedaços. Corte a courgette em pedaços e o tomate-chucha ao meio. Coloque nos espetos alternadamente o tomate, os cubos de frango, a salsicha e a courgette. Grelhe as espetadas com o grelhador em lume moderado.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Filetes de peixe-espada preto ao vapor

Peixe-espada preto é sempre muito saboroso, mas esta refeita ao vapor trará ao de cima o quão delicioso este ingrediente pode ser. Todos os sabores mediterrânicos num só prato. Esta receita serve 4.

Ingredientes:
400gr filetes peixe-espada preto
1 c. de chá sal
q.b. pimenta
1 limão
½ malagueta vermelha
150gr alho-francês em rodelas
2 pimentos (da cor sua preferência)
2 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de sementes de sésamo
q.b. cebolinho

Modo de preparação: Corte os filetes de peixe-espada em pedaços com cerca de 10 cm, coloque-os num tabuleiro e tempere com uma colher de chá de sal e pimenta. Junte o sumo de meio limão. Adicione o restante limão cortado em rodelas finas, a malagueta limpa de sementes e picada em pedacinhos, as rodelas de alho-francês e os pimentos em tiras e misture bem. Lave os pimentos, limpe-os de sementes e corte-os em tiras. Coloque tudo dentro do equipamento de cozer a vapor e tempere a água com sal. Quando o peixe estiver cozinhado, regue-o com o azeite e salpique com as sementes de sésamo e o cebolinho picado. Pode servir com massa, por exemplo.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Omelete de cogumelos e tomate cherry

As omeletes são fáceis de fazer (indicadas a principiantes) e são um prato que agrada a miúdos e graúdos, principalmente se usar esta receita, totalmente vegetariana e que serve 4 pessoas.

Ingredientes:
azeite
1 dente de alho
200gr cogumelos laminados
1 c. de sopa de orégãos
2 c. de café de sal
200gr tomate cherry
4 ovos (tamanho M ou L, conforme preferência)

Modo de preparação: Aqueça o azeite numa frigideira. Salteie o dente de alho, descascado e picado, durante 1 minuto. Adicione os cogumelos e deixe cozinhar durante 4 minutos, mexendo sempre que necessário. Tempere com os orégãos e sal. Reserve. Corte o tomate em metades e reserve. Unte uma frigideira pequena com azeite. Bata numa tigela os ovos, tempere com sal e verta para dentro da frigideira o equivalente a 1/4 desse preparo. Espalhe bem, adicione por cima um quarto da mistura de cogumelos e parte do tomate. Quando a omeleta estiver a prender nas laterais, levante-a com cuidado e comece a enrolar. Retire para um prato. Repita os passos 3 vezes para o restante preparado e restantes recheios. Sirva as omeletas. Se preferir, pode acompanhar de massa ou salada.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Panquecas

Panquecas simples nunca desagradaram a ninguém, muito menos aos principiantes na cozinha. Use-as como sobremesa depois de uma refeição mais leve ou como lanche. Verá que agrada a miúdos e graúdos por igual. Esta receita é de 6 panquecas, mas tudo dependerá do tamanho com que as fizer.

Ingredientes:
250g farinha
2 ovos
3 dl leite
70 gr manteiga derretida
1 c. sopa de açúcar

Modo de preparação: Misture bem todos os ingredientes com uma batedeira até ficarem numa massa homogénea. Unte a frigideira com manteiga e deite um pouco de massa, terá de fazer as panquecas uma a uma. Quando ganhar furinhos está na altura de virar a panqueca com uma espátula para que coza dos dois lados. Pode servir com o topping que lhe apetecer, desde gelado, a chocolate quente, caramelo, açúcar em pó, compota do sabor que mais gostar, entre muitas outras opções.

[sc name=”assina”]