5 razões que mostram que deve lavar a louça na máquina

5 razões que mostram que deve lavar a louça na máquina

Se não possui máquina de lavar a louça ou simplesmente prefere lavar a louça à mão, saiba que pode estar a gastar mais dinheiro e água desnecessariamente ao final do mês. Neste artigo damos-lhe 5 razões para lavar a louça na máquina.

Se tem ideia de que as máquinas de lavar louça são investimentos desnecessários, pense em todos os pontos que lhe vamos mostrar mais abaixo. Não só é possível poupar dinheiro com uma máquina de lavar, como é possível ganhar tempo para fazer aquilo que mais gosta e com quem mais gosta.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/maquina-de-louca-2/?utm_source=RPT” ]

 

5 motivos para usar a máquina de lavar louça

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Lavar a louça na máquina gasta menos água

Ainda existem muitas pessoas que acreditam que lavar a louça à mão é a forma mais indicada de poupar dinheiro ao final do mês, já que o investimento num equipamento destes pode ser maior a curto-prazo, num momento específico.

Mas saiba que utilizar a água da torneira pode gastar até 93 litros de água, de acordo com o estudo de mercado ‘A European Comparison of Cleaning Dishes by Hand” realizado pela
Universidade de Bona, na Alemanha. Um valor que poderia ser mais baixo caso utilizasse uma máquina de lavar louça, e que acaba por pesar nas despesas ao final do mês.

Num momento em que é tão importante adotar medidas sustentáveis para os tempos futuros, o desperdício de água deve ser combatido a todo o custo e as máquinas de lavar louça modernas vêm equipadas com inúmeros programas ECO que maximizam a limpeza com a menor quantidade de água possível.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Lavar a louça na máquina gasta menos energia

Para além de poupar água, lavar os pratos, copos, talheres e outros acessórios de cozinha na máquina permite-lhe poupar até 1,3 kWh de energia por ciclo de lavagem, de acordo com a marca Bosch.

Isto porque lavar a louça à mão implica utilizar água quente para garantir que todas as bactérias são eliminadas, levando à produção de energia para aquecer a água.

As máquinas de lavar louça mais modernas possuem programas de poupança de energia e de água, ideais para proteger a preservação dos recursos naturais do planeta e ainda servem como uma ajuda extra para amealhar algumas poupanças todos os meses.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Fica com mais tempo para relaxar

Para além dos benefícios claros como poupança de água e energia, realizar estas tarefas
domésticas, relacionadas com a limpeza da cozinha, garante-lhe mais tempo para si e para a sua família.

Se já lava a louça à mão há muitos anos provavelmente nem nota no tempo que perde a fazê-lo, mas já pensou como seria maravilhoso acabar de jantar, colocar a louça na máquina e ir relaxar para o sofá, ver uma série, ler um livro ou brincar com a família?

15 minutos é todo o tempo que precisa para inserir a louça na máquina e descarregá-la assim que a louça estiver limpa e desinfetada. Se compararmos com o tempo que leva a lavar à mão a carga total de uma máquina de lavar, provavelmente perde cerca de uma hora para fazer o mesmo processo.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Maior organização da cozinha

Lavar a louça à mão significa colocar pratos, canecas e frigideiras sujas no balcão da cozinha, assim como lavá-las no lava-louça envolve a acumulação de muita espuma e água na banca – já para não falar da louça que após a lavagem esta ocupa muito espaço a secar.

Ter toda a louça em cima da banca deteriora o aspeto geral da sua cozinha. Se é daquelas
pessoas que privilegia a organização acima de tudo, possuir uma máquina de lavar e secar a louça pode ajudar neste aspeto, já que assim que as refeições terminam basta colocar os
pratos sujos na máquina, esperando para que saiam impecavelmente limpos.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] É mais higiénico

As esponjas normalmente utilizadas para lavar os pratos, copos e outros utensílios de cozinha podem ser perigosas para a sua saúde. Isto porque se não forem substituídas com alguma regularidade, podem provocar a propagação de bactérias, micróbios e germes.

Colocar a louça na máquina resolve por completo este problema, já que graças à utilização de temperaturas elevadas e pastilhas de lavagem que desinfetam a louça e o próprio interior da máquina, a acumulação de organismos nocivos à saúde é quase impossível.

 

Há máquinas para toda as quantidades de louça

Tanto as famílias grandes como as famílias mais pequenas podem ter uma máquina de lavar louça. Pensar que estes eletrodomésticos apenas compensam para casas de famílias
numerosas é completamente errado, já que existem diversos modelos e programas de
lavagem que se adaptam a cada agregado familiar.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/maquina-de-louca-2/?utm_source=RPT” ]

Existem diversos modelos de máquinas de lavar standard, máquinas slim e máquinas
compactas, perfeitas para qualquer tipo de cozinha e qualquer tipo de família.

Lavar a louça à mão é aborrecido e cansativo. Apostar numa máquina de lavar louça pode ser a solução para poupar mais dinheiro, água, energia e ganhar qualidade de vida.

[sc name=”assina”]