Jovem a ler num tablet

5 plataformas para pôr a leitura em dia durante a quarentena

Jovem a ler num tablet

Se é um ávido leitor, provavelmente já leu todos os livros que repousam nas suas estantes durante o isolamento social. Mas sabia que muitas empresas estão a apostar nos livros eletrónicos, reduzindo assim o seu o impacto ambiental? Vamos então conhecer outras alternativas para pôr a leitura em dia.

Mesmo que ler não seja o seu hobby preferido e ainda se esteja a estrear no mundo dos livros, é importante que saiba que tem inúmeras opções para ler mais e melhor em casa.

 

Saia da quarentena mais culto com estas plataformas

Por vezes, um livro pode parecer assustador devido ao elevado volume de páginas, e isso faz com que o troque facilmente pela televisão ou pelo tablet.

Mas se ler é realmente um hábito que quer implementar no seu dia-a-dia, deve apostar na leitura com todas as suas forças. Alguns websites dispõem de uma vasta coleção de e-Books gratuitos – vamos então conhecê-los!

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap]Audible

Não gosta de ler? Não há problema: agora pode ouvir livros. Com a aplicação Audible, da empresa Amazon, é possível escutar as suas histórias preferidas sem ter o livro presente nas suas mãos. Para tal, precisa de criar uma conta na audible.com e tem imediatamente direito a dois livros grátis.

Muitos influenciadores possuem ainda códigos de desconto e ofertas, e como não há coisa como “demasiados livros”, não perca tempo e experimente este aplicativo. A aplicação tem um período trial de 30 dias (passa a 9€/mês assim que este período acaba) e pode cancelá-lo assim que entender.

A Audible pode ser utilizada no seu smartphone, computador ou tablet. Para ter uma experiência verdadeiramente imersiva, coloque os seus melhores auscultadores e deixe-se levar pelas histórias fascinantes que esta aplicação tem para oferecer.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap]Manybooks

A Manybooks é um website que oferece uma biblioteca de quase 50.000 e-Books gratuitos. O problema será escolher por qual começar. A aplicação possui livros para todos os gostos: para rir, chorar, descontrair e até arrepiar, dependendo do seu estado de espírito.

Para além disso, a Manybooks disponibiliza e-Books dos grandes clássicos, ideais para qualquer pessoa que realmente aprecie literatura. Alguns exemplos: Orgulho e Preconceito de Jane Austen, O Monte dos Vendavais de Emily Bronte, Jane Eyre de Charlotte Bronte, Anna Karenina de Tolstoy, livros sobre Sherlock Holmes ou Agatha Christie, entre outros.

Os e-Books podem ser lidos diretamente online ou transferidos para o seu dispositivo móvel, computador ou smartphone. Se for Apple, os seus livros podem ser guardados na Aplicação “Books”, facilitando o processo de organização e leitura. É de aproveitar!

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap]Amazon Free Kindle Books

Já ouviu falar do Kindle? Se nunca ouviu esta expressão, nós explicamos: o Kindle é uma espécie de tablet, criado unicamente para ler e diminuir o cansaço dos olhos devido à luminosidade dos ecrãs.

Se possui um Kindle, a Amazon disponibiliza inúmeros livros gratuitos para o ajudar a passar estes tempos de isolamento social. A Amazon Free Kindle Books oferece também uma vasta gama de géneros literários: os grandes clássicos como Eça de Queirós, William Shakespeare, Machado de Assis, Jean Jacques Rosseau também estão aqui presentes.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap]Project Gutenberg

Com uma coleção de mais de 60.000 livros eletrónicos gratuitos, o Project Gutenberg é um esforço voluntário para criar e partilhar e-Books online. Não é necessário registo ou mensalidade e os livros estão disponíveis nos formatos ePub, Kindle, HTML e texto simples.

No Project Gutenberg poderá encontrar grande obras literárias de todo o mundo, publicadas a partir de 1924, com particular foco em trabalhos mais antigos para os quais os direitos de copywright expiraram nos EUA. Milhares de voluntários digitalizaram e fizeram a revisão dos e-Books, para diversão e educação.

Para procurar pelos livros que quer ler, pode utilizar os métodos de pesquisa do website, ou utilizar as estantes e filtrar por faixa etária, género e assunto. Poderá ler das obras mais famosas internacionalmente em qualquer browser e dispositivo como o computador e smartphone, desde que tenha uma boa ligação à Internet.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap]Google e-Book Store

Na secção gratuita da e-Book Store da Google, poderá igualmente encontrar vários livros gratuitos de diversos géneros. Procure os mais vendidos, clássicos favoritos e muito mais.

Se tem uma veia de crítico literário, saiba que poderá opinar sobre o que mais gosta (ou detesta!) nesta aplicação da Google. Os livros estão disponíveis em vários formatos, e é possível atribuir classificações e críticas, assim como ler as de outros utilizadores.

Em qualquer uma destas plataformas ficará bem servido… Lembre-se que o importante é passar o tempo que tem a criar novos hábitos de leitura, que cultivam a mente e reduzem o stress e a preocupação dos dias que correm.

[sc name=”assina”]