5 formas de se exercitar enquanto trabalha à secretária

Estar 8 horas por dia em frente ao computador não é propriamente benéfico para a nossa saúde. Aproveite para se exercitar sem sair da sua mesa de trabalho, irá sentir-se muito melhor.pre

Muitos empregos exigem estar em frente a computadores durante longos períodos de tempo, alguns até durante as 8 horas de trabalho.

Há quem sinta a falta de fazer algum exercício físico, mas tenha dificuldades em arranjar tempo para isso e conciliar todas as tarefas profissionais necessárias. Felizmente, existem muitos exercícios excelentes que pode integrar no seu dia sem interromper o fluxo de trabalho.

Temos 5 sugestões para si. Caso se sinta muito fora de forma por já não treinar há muito tempo — ou até nunca o tenha feito —, não se preocupe: estes exercícios são de nível principiante, muito simples para qualquer pessoa.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Troque a cadeira por uma bola de ginástica

Nem sempre arranjamos o tempo — ou a força de vontade, sejamos honestos — para fazer abdominais ou agachamentos diariamente. Há uma forma mais conveniente de tonificar os seus abdominais: troque a sua cadeira por uma bola de ginástica.

Para que se sente de forma confortável nesta bola terá de fazer pequenos movimentos ao longo do dia, os quais irão fortalecer os músculos do seu corpo e ainda estará a trabalhar no seu equilíbrio. São vários benefícios quase sem dar conta.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Faça pausas: levante-se

Devemos fazer pausas de 10 minutos por cada 2 horas de trabalho. É importante que demos aos nossos olhos algum descanso dos monitores.

Naturalmente que será complicado fazer um treino completo nessas pausas. Realisticamente, pode fazer uma chávena de chá — de forma rápida se tiver uma chaleira ou um jarro elétrico —, uma vez que beber líquidos é muito importante para a sua saúde e aproveitar para dar alguns passos.

Se tiver um smartwatch irá continuar a receber as notificações, para que não fique preocupado com estar a perder ligações importantes durante as pausas. Também pode aproveitar para fazer alguns alongamentos. Todas estas ações são importantes.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Atender chamadas em movimento

Quando tiver que realizar ou atender chamadas um pouco mais longas aproveite para caminhar. Utilize auricularessem fios dá sempre mais jeito — e dê alguns passos enquanto fala. Use um monitor de atividade para contabilizar os passos que deu nesse dia.

Se tiver de atender várias chamadas por dia facilmente irá concretizar milhares de passos. Esta é uma ótima forma de se exercitar em multitasking.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Yoga sem sair da secretária

Alongamentos são uma ótima forma de exercício que podem ser feitos sem que tenha de sair da sua secretária de trabalho. “Yoga de cadeira” é uma forma de tonificar os músculos e obter um momento muito necessário de mindfullness.

Aproveitamos para sugerir que coloque alguns sons relaxantes, como do oceano, ou música clássica. Use umas colunas para um efeito envolvente. Para amplificar ainda mais essa sensação, tenha por perto um difusor de aroma.

Experimente estes movimentos de principiante:

Alongar os ombros

Sente-se com as costas direitas e os pés firmemente no chão. Coloque as mãos nos joelhos e mantenha os braços retos — mantenha-os no lugar durante toda a rotina. Enquanto inspira, gire os ombros para trás e una as omoplatas nas costas.

Ao expirar, coloque o queixo no peito, deixe os ombros e a cabeça avançarem. Repita estes movimentos algumas vezes.

Torção da coluna vertebral

Sente-se de lado na cadeira de forma a que o lado esquerdo do seu corpo toque nas costas da cadeira. Enquanto mantém as pernas no lugar, torça o corpo de forma a ficar a olhar por cima das costas da sua cadeira. Use as mãos para segurar as costas da cadeira enquanto estiver nesta posição.

Estique a sua coluna a cada inspiração e volte-se para o lado — para as costas da cadeira — a cada expiração. Repita isso algumas vezes e depois troque para o lado direito.

Meia perna cruzada

Sente-se direito. Coloque o tornozelo direito em cima da coxa esquerda, de forma a que o tornozelo direito fique alinhado com o joelho esquerdo. Inspire e expire algumas vezes enquanto se mantém nessa pose.

Para um alongamento mais intenso, mantenha essa postura enquanto se inclina para a frente. Repita com a perna esquerda.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Exercitar os braços

Enquanto estamos em frente ao computador podemos aproveitar para exercitar de forma leve os braços. Principalmente se estiver a trabalhar em casa, já que ninguém o irá ver.

Sente-se direito e levante os braços, esticando-os para o lado para formar a letra T. Traga os braços lentamente para a frente, para que as palmas das mãos se encontrem.
Agora retorne-os para a primeira posição.

Para tornar este exercício um pouco mais árduo, segure alguns pesos. Não precisam de ser pesos profissionais, qualquer objeto em casa serve, como uma garrafa de água de 1,5l em cada mão, por exemplo.

Faça destes movimentos um hábito e verá que ao fim de alguns dias se irá sentir um pouco mais ativo e flexível. Bons treinos!

[sc name=”assina”]