5 dicas para smartphones Android que lhe vão facilitar a vida

5 dicas para smartphones Android que lhe vão facilitar a vida

Use o seu sistema operativo completamente em seu proveito. Conheça as 5 dicas para Android que temos para lhe dar e retire todas as vantagens possíveis do seu smartphone.

O Android é um sistema operacional móvel incrivelmente poderoso e inovador. A sua extensa lista de funcionalidades podem tornar este sistema operacional algo complexo. No entanto, a interface é simples o suficiente para ser user-friendly.

Dito isto, há recursos deste tipo de smartphones dos quais pode não estar consciente. Queremos que seja capaz de usar o seu dispositivo com todo o conforto possível e da forma mais eficiente para si. Estas são apenas algumas dicas de como retirar vantagens do sistema operativo da Google.

 

5 dicas Android que lhe facilitam a vida

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Desinstalar aplicações desnecessárias

A grande maioria dos smartphones Android já vem com uma boa quantidade de aplicações pré-instaladas, muitas das quais são bastante úteis — e-mail, navegador, entre outras —, mas outras nunca irá usar.

Percorra o menu e identifique essas apps que não são do seu interesse, mantenha pressionado o ícone da mesma e irão aparecer algumas opções. Clique na letra i para aceder à página de detalhes da app, onde poderá desinstalá-la.

Infelizmente, há algumas aplicações que o seu dispositivo não permite que desinstale. Uma delas é o navegador Chrome do Google, pelo que mesmo que use outros navegadores da web — como Firefox ou Edge — terá de continuar a conviver com o Chrome no seu menu. No entanto, pode desativá-las, tornando-as ocultas e libertando recursos do sistema.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Aumentar o armazenamento

Uma grande vantagem do Android em relação aos iPhones é que a maior parte dos modelos permite aumentar o armazenamento com um cartão microSD. Este facto confere duas vantagens ao utilizador: guardar mais ficheiros multimédia e aplicações, e ter uma forma de transferir ficheiros de grandes dimensões entre o seu telefone e outros dispositivos mais facilmente.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Editar configurações rápidas

As configurações rápidas — aquelas opções que aparecem quando desliza o painel superior para baixo na homepage do smartphone — exigem dois deslizes para mostrar mais de uma linha, e mesmo depois disso ainda tem duas páginas de opções.

Para tornar tudo ainda mais fácil, uma das dicas para utilizadores de Android que lhe podemos dar é que pode selecionar quais as configurações que pretende que apareçam na primeira linha ao deslizar para baixo. Basta clicar no ícone que se assemelha a um lápis para adicionar, remover ou mover aquelas que lhe interessam mais.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Personalizar notificações de mensagens

A versão de Android mais recente permite que edite as notificações de mensagens para que alguns contactos sejam mais proeminentes e as conversas fiquem juntas.

Pode escolher a opção de deixar as mensagens aparecer em cima de qualquer outra aplicação como bolhas. Basta ativar essa opção em ‘Definições’ e definir o contacto como ‘Prioridade’. Também pode selecionar uma de três opções: ‘Todas’ as conversas podem ser mostradas como balões, conversas ‘Selecionadas apenas’ e ‘Nenhum’.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Usar os recursos de bem-estar digital

A saúde e bem-estar do consumidor é uma preocupação cada vez maior por parte dos desenvolvedores de smartphones.

Enviar mensagens ou percorrer as redes sociais pode ser uma atividade viciante, mas se o fizer frequentemente até às tantas horas da noite estará a colocar a sua saúde em causa. O modo ‘Hora de Deitar’, uma novidade da versão mais recente do Android, faz parte do recurso Bem-estar digital e vem para o ajudar a evitar estes maus hábitos.

Este modo pede-lhe que selecione um horário entre o qual não deverá utilizar o seu telemóvel — digamos entre a meia noite e as 7 horas da manhã, por exemplo. Nesse horário, o seu dispositivo será silenciado e o ecrã irá aparecer a preto e branco, como forma clara de o recordar de que não deve estar a mexer, mas também para ser mais confortável para os olhos. Naturalmente que pode desativar este modo em qualquer momento, uma vez que pode precisar mesmo de utilizar o seu smartphone nesse horário.

Outro recurso de bem-estar recomendado é o ‘Modo focado’. Pode escolher entre ‘Tempo de trabalho’ e ‘Tempo para mim’. Em ambos os casos, todas as aplicações — exceto aquelas a que der permissão — serão silenciadas e receberá as notificações quando desligar o modo.

[sc name=”assina”]