-

4 receitas saudáveis (e deliciosas!) para fazer em casa

Tem um estilo de vida saudável ou apenas deseja ter uma alimentação mais equilibrada? Estes momentos em casa são a oportunidade perfeita para dar asas à imaginação e desenvolver os seus dotes culinários. Aqui vão algumas receitas simples, saudáveis e bio para entreter o estômago em tempos de pandemia.

Se uma pessoa que vive para os pequenos-almoços ou simplesmente gosta de ir petiscando ao longo do dia, reunimos as receitas ideais para enriquecer as suas refeições com mais nutrientes, assim como dar algum uso aos eletrodomésticos que tem em casa.

 

Receitas saudáveis para se deliciar em casa

A moda de alimentação fit veio para ficar e não é de admirar, dados os benefícios que os produtos biológicos e low-fat trazem à nossa saúde. Agora que os nossos movimentos são mais controlados e perdemos menos calorias do que o costume, ter uma alimentação saudável e equilibrada não tem que ser aborrecido e sem piada.

Vamos conhecer algumas receitas para o motivar a adotar um estilo de vida mais saudável e sem culpas: aqui está uma oportunidade perfeita para cozinhar em família!

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Granola caseira

As alternativas aos cereais açucarados têm pendido para a opção da granola. Pode perfeitamente comprar qualquer granola vendida nos supermercados, mas a probabilidade é que tenham alto teor de açúcar e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

A melhor opção é sempre cozinhar em casa e, se nunca fez granola caseira, vai ficar surpreendido com a rapidez e facilidade que se cria este topping perfeito para iogurtes, fruta e smoothie bowls. Os ingredientes são facilmente encontrados em qualquer supermercado e costumam ser vendidos em sacos com grande variedade de sementes.

Ingredientes:
Frutos secos diversos (nozes, avelãs, amêndoas)
Aveia

Sementes de linhaça
Sementes de girassol
Mel
Canela

Modo de preparação:
Num recipiente, coloque todas as sementes e frutos secos que tiver à mão. De seguida, junte alguma canela para dar mais alguma intensidade de sabor. De forma a que as sementes colem e criem pequenos flocos para utilizar nos seus pratos, junte um pouco de mel, a gosto, e misture com uma colher. De seguida, transfira a mistura para um tabuleiro e leve ao forno a 180º entre 5 a 8 minutos para que a granola caramelize e fique crocante.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Tosta de abacate com ovo e salmão

Uma opção saudável, leve e bastante comum é a preparação de sandwiches em casa. Pode optar pela tradicional tosta de frango com alguns legumes, mas se estiver disposto a arriscar um pouco mais, pode tentar reproduzir uma das famosas tostas de brunch.

Se se sentir mais ousado neste mundo das receitas saudáveis, porque não fazer o seu próprio pão? Quem não gosta do cheiro do pão ao acordar que atire a primeira pedra… Deixamos-lhe então uma sugestão da famosa tosta de abacate, ovo e salmão!

Ingredientes:
Pão Saloio/Cereais/Integral/Alfarroba
Salmão fumado
2 ovos
1 abacate

Modo de preparação:
Com a utilização da máquina do pão, coza o pão que mais lhe encher as medidas. Caso não possua uma, pode sempre experimentar fazer o pão de raiz (com farinha de trigo, água, fermento e sal) e inseri-lo no forno. Mas se não quiser ter tanto trabalho, compre um diretamente na padaria ou num supermercado.

Para os ovos, pode optar por estrelá-los no micro-ondas, evitando as gorduras comuns quando são cozinhados na frigideira ou cozinhá-los num cozedor de ovos (bastante útil quando estamos compressa!).

Corte um abacate em pequenas fatias, assim como o salmão. Disponha o salmão e o abacate nas fatias do pão e, finalmente, coloque os ovos por cima da tosta. Bom apetite!

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Scones de Aveia

Os scones são das opções mais simples para aquecer o coração de todos os membros da família, mas por vezes podem ser bastante calóricos quando utilizamos demasiada manteiga na massa. Por isso, trazemos-lhe uma alternativa saudável e nutritiva aos scones tradicionais, que promete fazer justiça à famosa iguaria inglesa.

Para a preparação dos scones, pode optar por fazê-los à mão e entreter os mais pequenos, ou, se tiver um robot de cozinha, pode também misturar os ingredientes para uma maior facilidade e rapidez na preparação.

Ingredientes:
120gr Farinha de espelta
90 gr de Farinha de aveia
2 colheres de
Fermento
90gr de manteiga biológica ou óleo de coco
1 clara de ovo
60ml de leite (ou outra bebida vegetal sem açúcar)
3 colheres de mel (opcional)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre uma bandeja do forno com papel manteiga. Numa tigela grande, junte todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga em cubos, usando as mãos e as pontas dos dedos, esfregue a manteiga na farinha até obter uma textura arenosa.

Adicione a clara de ovo, o mel e o leite, mexa com uma colher de pau até que possa trabalhar a massa à mão. Quando a massa estiver unida e combinada, polvilhe um pouco de farinha sobre a mesa, alise a bola com a mão ou com o rolo de cozinha até ter cerca de 1,5 cm de espessura. Corte a massa em pequenas bolinhas e disponha-as numa bandeja para levar ao forno.

Coloque na bandeja do forno e coza os scones por 15 a 18 minutos, até ficarem crocante por fora e macios por dentro. Sirva-os um pouco quentes com manteiga orgânica ou geleia de frutos vermelhos caseira.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Banana Bread

Uma das receitas saudáveis mais fáceis e sem precisar de utilizar equipamentos como a batedeira, é o “bolo de banana” ou, como é mais conhecido, “banana bread“. Este pão saboroso, que mais parece um bolo, fica ótimo quando barrado com manteiga de amendoim, a granola caseira referida acima ou apenas pepitas de chocolate preto.

É também uma excelente opção para aproveitar as bananas que estão a ficar mais escuras, porque servem para adicionar aquela intensidade de sabor extra ao bolo. Aconselhamos vivamente preparar uma chávena de chá na sua chaleira para acompanhar esta receita, ou até uma boa chávena de café para contraste do doce com o amargo.

Ingredientes:
2 ou 3 bananas maduras
1/3 copo de manteiga vegetal derretida, sem sal, ou óleo de coco
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
1/2 copo de açúcar ou mel
1 ovo grande batido
1 1/2 copo de farinha de aveia ou semelhante

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 175° e unte uma forma de pão de 10 cm. Numa tigela, amasse as bananas maduras com um garfo até ficar uma mistura homogénea. Misture a manteiga derretida nas bananas amassadas. Adicione o fermento e o sal. Misture o açúcar, o ovo batido. Por último, misture a farinha. Despeje a massa na panela preparada. Asse por 50 minutos a 1 hora a 175º ou até o palito inserido no centro saia limpo. Retire do forno e deixe arrefecer na forma por alguns minutos.

Para fazer furor em casa com os seus dotes culinários não precisa de fazer pratos super calóricos e artificiais. Como vê, com estas receitas saudáveis vai incluir mais nutrientes nas refeições da sua família – que são de comer e chorar por mais!

[sc name=”assina”]