Exaustor Miele numa cozinha moderna
-

10 formas de dar um toque de estilo à sua pequena cozinha

Exaustor Miele numa cozinha moderna

Quem tem uma cozinha pequena pode sentir dificuldade em decorá-la devido às limitações de espaço. Temos 10 dicas para que consiga ter uma divisão moderna e sem ocupar demasiado espaço.

Falta de espaço não significa falta de estilo, apenas tem que ser um pouco mais engenhoso com o que tem e ultrapassar essa limitação.

Também não é necessário esgotar todo o seu orçamento na tentativa de tornar a sua pequena cozinha mais moderna. Um pouco de tinta ou o uso inteligente da digitalização de eletrodomésticos fazem maravilhas. Se procura inspiração, continue a ler.

 

Dar mais estilo a uma cozinha pequena

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Pintar as paredes de banco

Um dos truques clássicos para tornar uma divisão com aparência de ser mais chique e também de ser maior é optar pela cor branca para as paredes. Também deixa o espaço com ar mais limpo e arejado.

A cor branca reflete a luz para dar uma sensação de espaço maior e eliminar “fronteiras” entre as paredes e os tetos, que podem criar uma sensação de espaço claustrofóbico.

Depois, pode acrescentar salpicos de cor optando por eletrodomésticos, loiças, utensílios de cozinha e outros acessórios de cores bonitas e diferentes, mas que combinam entre eles.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Eletrodomésticos embutidos

Tem uma cozinha muito pequena? Os eletrodomésticos encastrados são uma forma muito eficaz de transformar um espaço e dar-lhe a aparência de ser maior.

Com um desempenho igualmente bom em comparação com os seus semelhantes independentes, os equipamentos de cozinha integrados são feitos para caber dentro das unidades existentes nessa divisão.

Estrategicamente colocados dentro da mobília ou astuciosamente disfarçados por detrás de portas de armários, estes aparelhos conferem uma aparência elegante à sua cozinha e dão-lhe aspeto de ser tecnologicamente avançada.

Há várias razões pelas quais os equipamentos integrados são boa ideia. Uma delas é porque permite economizar espaço no balcão, deixando-o mais à vontade para os preparados alimentares.

A sua cozinha deve funcionar para si, e não o oposto. Da mesma forma, também deve ter um design fluído, cujos equipamentos e mobília combinam entre si. Despeça-se dos aparelhos independentes que não combinam com as restantes unidades.

Por fim, a maior vantagem de eletrodomésticos encastrados é a sensação de plano aberto que terá sempre que entra na sua cozinha, a qual, desta forma, irá parecer maior sem o ser.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Mantenha a bancada de cozinha organizada

Vamos deixando pequenos objetos em cima da bancada da cozinha, por preguiça de os arrumar ou mesmo porque já não há espaço nos armários. Aos poucos, várias coisas ficam em cima da bancada e quando damos por ela, temos tanta tralha que nem sabemos para que lado nos virar.

Recupere a ordem na bancada da sua cozinha com prateleiras de fácil montagem aplicadas nas paredes: posicione várias juntas numa única parede em branco para obter uma aparência artística. Opte por frascos magnéticos de especiarias para “colar” no frigorífico, libertando espaço nos armários e dando um toque bonito à sua divisão.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Chaleiras e torradeiras que combinam

As torradeiras e as chaleiras são um dos pequenos eletrodomésticos mais usados numa cozinha e quase sempre têm que estar à vista por não existir espaço dentro dos armários para os guardar, principalmente se tiver uma cozinha pequena.

Opte por adquirir um “combinado”, ou seja, uma torradeira e uma chaleira a combinar e que se inserem bem no esquema de cores da sua cozinha. Na Radio Popular encontrará equipamentos com designs retro, elegantes, vintage ou mais moderno: há algo para todos os gostos.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Frigorífico alto

O frigorífico é provavelmente o maior eletrodoméstico que terá na sua cozinha. Quanto mais pequena a cozinha, mais o frigorífico se destaca. Opte por um equipamento alto e simples, para armazenar mais, ocupando menos. Um combinado, por exemplo, pode ser melhor para o seu caso do que um americano. Se for de encastre, melhor ainda.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Aposte em máquinas de cozinhar a vapor

Panelas e frigideiras ocupam muito espaço, seja dentro dos armários ou mesmo quando está a tentar cozinhar com estes equipamentos.

Com as máquinas de cozer a vapor consegue no mesmo equipamento confecionar carne ou peixe, o acompanhamento e ainda legumes. Entre os benefícios da utilização deste método estão a manutenção da qualidade nutricional, visual e gustativa dos ingredientes, a poupança da água utilizada para cozinhar e o facto de não ser necessário adicionar óleo — o que é perfeito para quem deseja alternativas saudáveis.

Uma das grandes vantagens de cozer a vapor é que pode cozinhar vários tipos de alimentos ao mesmo tempo: obtenha uma refeição completa de forma rápida, fácil e sem sujar 3 ou 4 panelas diferentes.

[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Mantenha-se organizado com giz

Quantas vezes repara que lhe falta algum item, mas esquece-se de anotar na lista das compras porque não tem papel e caneta à mão e depois nunca mais se lembra?

Pinte o interior de uma porta do armário com tinta de giz e terá um quadro para lista de compras, pequenos recados e avisos muito estiloso, que dá um toque chique e engraçado à sua cozinha e que não ocupa, o que dá muito jeito se a sua divisão for pequena.

[su_dropcap class=”dropcap”]8[/su_dropcap] Acrescente uma máquina de café elegante

Pode não ter muito espaço disponível para muitos aparelhos, mas uma máquina de café compacta dará à sua cozinha uma sensação de luxo, sem ocupar muito espaço no balcão. Cada vez mais marcas apostam em designs chiques e com estilo.

[su_dropcap class=”dropcap”]9[/su_dropcap] Economizar espaço no armário com caixas de armazenamento

Não sabe como resolver a falta de espaço nas gavetas e nos armários da cozinha? Em vez de ter muitas caixas redondas e de formato pouco útil a entupir o espaço, opte por caixas quadradas ou retangulares que se encaixem perfeitamente umas nas outras.

[su_dropcap class=”dropcap”]10[/su_dropcap] Substitua os utensílios por um processador de alimentos

Cozinhas pequenas e utensílios de cozinha volumosos geralmente não se misturam bem. Mas ter uma pequena cozinha não o deve impedir de desfrutar de uma refeição caseira completa.

Um processador de alimentos é o seu acessório ideal para cortar, ralar, misturar, bater e amassar ingredientes para preparar pratos de fazer água na boca, incluindo sopas.

[sc name=”assina”]